quarta-feira, 18 de agosto de 2010

SER POLITICO

Em muitos aspectos quanto se tem a palavra "politica" em uma conversa, um texto ou mesmo em uma propaganda, muitos de nós torcemos o nariz, e pensamos: " isto não tem nada a ver comigo". Mas pelo bem do ser humano, nós somos um ser politico por natureza.A palavra politica tem origem nos tempos em que os gregos estavam organizados em cidades-estado chamadas "polis", nome do qual se derivaram palavras como "politiké" (política em geral) e "politikós" (dos cidadãos, pertencente aos cidadãos), que estenderam-se ao latim "politicus" e chegaram às línguas européias modernas através do francês "politique" que, em 1265 já era definida nesse idioma como "ciência do governo dos Estados".[2]

O termo política é derivado do grego antigo πολιτεία (politeía), que indicava todos os procedimentos relativos à pólis, ou cidade-Estado. Por extensão, poderia significar tanto cidade-Estado quanto sociedade, comunidade, coletividade e outras definições referentes à vida urbana.
Quando você vai a padaria comprar o pão nosso de cada dia, você esta fazendo politica, ou seja, é um procedimento de relacionamento dentre da comunidade em que você esta inserido. Agora que começou o horário eleitoral "gratuito", seria interessante, nós que vivemos no contexto urbano, ficarmos inteirados do que estes "politicos", propõem para uma vida melhor, para esta população que constantemente esta fazendo politica.
Lembre-se você ainda faz parte deste mundo, por isso precisamos estar atentos a mudança socio-politica. É claro que temos que buscar em Deus, a vontade Dele, para um governante visto que a Política diz respeito à condução de um povo ou de uma nação a alguma situação específica.Primeiramente, todos os princípios de governo e dominação humanos procuram, acima de qualquer outro interesse, garantir a estabilidade do status de domínio de poucos sobre muitos, o que se dá, na imensa maioria das vezes, pela força. E aqui um ponto crucial: Todo sistema de governo que não se baseia ou fundamenta em amor termina por injustiçar o povo.O princípio da justiça de um governo só pode vir de um código de leis e normas baseado em amor, caso contrário será imperfeito, injusto e mau. Logo, precisamos da orientação do amor em pessoa DEUS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário